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5 Maneiras para Tratar o Abandono de Site

O abandono de site hoje é um dos problemas com maior estudo pelos desenvolvedores, pois mais de 50% dos visitantes abandonam os sites sem qualquer interação, por isso resolvemos publicar esse artigo onde vamos falar das 5 Maneiras para Tratar o Abandono de Site.

Você se empenha, investe tempo e nada das pessoas preencher o ‘bendito’ formulario … tudo isso para conseguir converter seus visitantes em clientes.

O pop-up virou um grande enfeite no seu site, isso porque os visitantes preferem simplesmente fechar no ‘X’ sem dar a menor chance para sua isca …

Bem, você não está sozinho nisso. 

É um problema com o qual a maioria dos profissionais de marketing lida na hora de transformar visitantes em fãs e clientes delirantes de e-mail.

Nós da Andare Digital preparamos algumas dicas que vão te fazer sorrir !!!

Todos nós sabemos que o e-mail veio para ficar. 

Quer você seja um comerciante afiliado, um blogueiro ou tenha um site online, uma lista de e-mail está entre os ativos de negócios mais valiosos de que você precisará.

Neste artigo, mostrarei como aumentar sua taxa de conversão tratando o problema de abandono de site.

Sem rodeios, vamos direto ao assunto!

1)    Use mapas de calor para conhecer melhor seu público

Já dizia o “pai da administração moderna” o austríaco Peter Drucker “se você não medir, você não pode gerenciar”.

Esse tópico, sem dúvidas, é o que mais utilizamos nessa seleção das 5 Maneiras para Tratar o Abandono de Site.

Em outras palavras aquilo que você não consegue medir, você não irá conseguir melhorar!

O marketing por e-mail é dinâmico. 

O que costumava ser eficaz há cinco anos dificilmente funcionará hoje. 

Os leitores estão ficando significativamente mais espertos hoje em dia. 

Apenas colocar um formulário de inscrição na barra lateral há alguns anos com uma chamada para ação “assine nosso boletim informativo” aumentaria sua lista de e-mail.

E hoje ? …

É por isso que você precisa conhecer muito bem seus leitores. Especificamente, como eles interagem com seu site.

Eles estão vendo o seu CTA (botão da chamada para ação)?

O que estão desviando a atenção deles?

Quando se trata de monitorar o comportamento dos visitantes, as ferramentas de mapa de calor são fundamentais. 

Você fica sabendo em qual área do seu site seus leitores estão gastando mais tempo. 

O que está fazendo com que eles saiam do seu site que voltem para o navegador para procurar algo semelhante ao seu. 

Onde eles clicam e quais conteúdo ou seções em seu site são esquecidos.

Imagem Hotjar

Digamos, por exemplo, que você tenha um formulário de inscrição no boletim informativo colocado bem na barra lateral de cada uma das postagens do seu blog. 

E então o formulário parece estar recebendo pouca ou nenhuma atenção de seus leitores. Isso indica que seus leitores não têm interesse em se inscrever no seu boletim informativo.

Nesse caso, você precisa aplicar melhorias em seu formulário. 

Seja eliminando seu texto ou melhorando para atrair mais leads ou até mesmo executando um teste A / B.

Os mapas de calor também ajudam você a entender os melhores lugares em seu site para colocar seu ímã de leads. 

Por exemplo, você pode usar os mapas de calor de rastreamento de rolagem para saber onde os leitores chegam ao ler seu conteúdo. 

Se a maioria de seus leitores dificilmente rolar para além de 50% de sua página, e você colocou seu “premio” muito longe do lugar ideal, seu ímã digital dificilmente converterá.

Com essa analise você consegue perceber que o mais certo a fazer seria mover seu ímã digital para a área do site onde estão seus leitores. 

Você tem uma grande chance de fazer uma conversão lá.

Os mapas de calor também ajudam a identificar os elementos que causam distração em seu ímã digital. 

Dessa forma, você pode identificar o que está distraindo seus leitores da conversão.

Por exemplo, dê uma olhada nesta imagem.

Este é um anúncio. Mas o que você vê à primeira vista? 

Uma atriz linda em uma pose muito atraente, certo? 

Você nem percebe que produto está sendo anunciado.

Agora vamos dar uma boa analisada no mapa de calor de rastreamento ocular gerado a partir deste anúncio.

A maioria das pessoas moveu o mouse sobre a face do modelo. 

O que mostra que a imagem era apenas uma distração para os leitores. 

Isso os impediu de ver o que estava sendo anunciado e, em vez disso, sua atenção foi atraída para a imagem.

Agora replique o mesmo cenário com seu ímã de chumbo. 

Seja qual for a sua imagem, pode ser uma distração para seus leitores. 

Não precisa ser uma imagem que distraia seus visitantes. 

Pode ser a cor dos botões da frase de chamariz, os campos do formulário ou o estilo geral do formulário de inscrição.

Dessa forma, você poderá conhecer o comportamento dos seus leitores no formulário de inscrição e o que os impede de se inscreverem no seu newsletter.

Com essas informações você saberá o melhor lugar em seu site para colocar seu ímã digital e resolver o que está impedindo seus visitantes de converter.

O futuro do marketing digital está muito ligado ao mapeamento do comportamento dos visitantes do nosso site. Falando em futuro, preparamos um artigo que fala bastante das tendências do marketing digital para os próximos anos.

2)   Inserir pop-ups de intenção de saída para evitar o abandono de site.

Eu adoro pop-ups de intenção de saída por um motivo: eles não distraem os leitores e só aparecem quando um visitante está prestes a deixar um site.

Neste momento, quando você lança seu pop-up, não tem nada a perder. Afinal, seus leitores estavam indo embora.

No entanto, apenas criar um pop-up de intenção de saída não garante milhares de inscrições. 

Não se esqueça, seus leitores estão sempre procurando um motivo para fechar qualquer elemento que surja em seu caminho. 

Ninguém se preocupa mais com suas atualizações gratuitas, seu e-book gratuito ou o curso online gratuito. Basta se colocar no mesmo lugar. 

Você realmente se inscreveria para receber um boletim informativo apenas para obter atualizações gratuitas? Provavelmente não.

No mesmo caso, você precisa dar aos visitantes um motivo perfeito para não deixarem seu site antes de realizar qualquer ação. 

E é aqui que você precisa ser muito esperto com seus pop-ups. Como? Usando pop-ups de atualização de conteúdo.

Uma atualização de conteúdo é uma parte do conteúdo bônus que complementa o que o leitor já está interessado.

Normalmente, o bônus é ultra-específico e mais relevante para o que o leitor deseja.

Isso é o que você precisa fazer:

Encontre as páginas que estão recebendo muito tráfego. 

Em seguida, crie sua atualização de conteúdo. 

Pode ser uma cópia em pdf, uma planilha, um modelo ou até mesmo uma folha de dicas. 

Apenas certifique-se de que esteja relacionado ao que seus visitantes estão lendo. 

Em seguida, ofereça o bônus aos seus leitores usando o pop-up de intenção de saída.

Dessa forma, você tem uma grande chance de obter mais conversões.

E ai, tá gostando ?

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3)   O hack da “ferramenta gratuita”

Estamos vivendo na era do marketing do tipo ‘faça você mesmo’. 

As ferramentas afetaram isso. Por exemplo, nos anos 2000, você não podia criar um site sem contratar um desenvolvedor web. Que tal hoje?

Plataformas similares ao WordPress tornaram possível criar um site profissional sem saber codificar.

As ferramentas ajudam a maioria dos empreendedores online a melhorar o desempenho de seus negócios online e automatizar tudo. 

O que também reduz os custos associados à contratação de profissionais.

No mesmo caso, você pode disparar suas conversões, oferecendo uma ferramenta relevante para seus leitores.

4)   Use questionários para impulsionar suas conversões e evitar o abandono de site

Às vezes, você nem sempre precisa gritar “inscrição” em seus pop-ups ou formulários de inscrição para que os visitantes assinem seu boletim informativo.

Como eu disse antes, os leitores estão ficando mais espertos hoje em dia. 

Eles experimentaram esses tipos de pop-ups que lhes prometem “um curso online gratuito” e, mais tarde, serão bombardeados com uma explosão de e-mails promocionais.

Faça o diferente. Isso funciona de verdade.

Você pode captar a atenção deles antes de partirem e convencê-los a se converter. 

Os questionários são uma forma mágica de converter os visitantes de saída.

Os questionários ajudam seu público a interagir com seu site, convencê-lo a fazer uma compra e até mesmo ajudar a coletar mais dados sobre seu público-alvo.

Isso porque, quando você faz perguntas aos visitantes, eles esperam algo em troca. 

Ou seja, como eles se saíram após responder ao questionário. 

Profissionais de marketing como Neil Patel sabem exatamente como usar questionários para aumentar suas conversões. 

Quando você visitar o site dele e estiver prestes a sair, este questionário aparecerá imediatamente.

Imagem neilpatel.com

Para obter os resultados após responder ao questionário, você precisará se inscrever usando seu e-mail e qualquer informação identificável. 

E usando esse truque inteligente, ele não terá pedido seu e-mail diretamente. Dessa forma, você se torna seu líder potencial.

5)   Use notificações push para inscrever visitantes preguiçoso, a última dica da nossa seleção das 5 Maneiras para Tratar o Abandono de Site

Às vezes, parece que dá muito trabalho assinar um boletim informativo. 

Você sabe disso, preencha seu e-mail e vá para a caixa de entrada de seu e-mail para confirmar sua inscrição. 

Em lugares onde há uma conexão lenta com a Internet, fazer todas essas coisas, especialmente em dispositivos móveis, pode ser agitado.

É aí que as notificações push se tornam ferramentas eficazes. 

Com o clique de um botão, seus visitantes são inscritos.

As notificações push são uma forma eficaz de se comunicar com seu público. 

Quando usadas de forma adequada, as notificações push têm uma taxa de engajamento muito maior do que o e-mail em massa.

No entanto, a má notícia é que as notificações push podem ser irritantes para o seu público. 

Se você exagerar e enviar mensagens irrelevantes para seus assinantes, é mais provável que eles bloqueiem suas notificações.

Lembre-se de que, quando os usuários habilitam notificações de seu site, eles confiam que você enviará algo valioso.

A questão é como você aumenta as conversões usando notificações push na web?

O primeiro passo para o uso eficaz de notificações push é dizer a seus leitores o que esperar quando eles aceitarem receber notificações push de você. 

O que vem a seguir é personalizar suas notificações push. 

O sucesso de marketing das notificações push é a personalização. 

O objetivo é motivar seu público a clicar em suas mensagens. 

Portanto, reserve um tempo para segmentar sua lista de assinantes. 

Não envie apenas a mesma mensagem para todos os seus assinantes. 

Escreva uma notificação personalizada para cada segmento.

Dessa forma, a segmentação ajudará a minimizar o envio de mensagens de que eles não precisam para seus assinantes. 

Use emojis, segmentação geográfica e linguagem do cliente para adicionar um toque pessoal às suas notificações.

Conclusão …

Aumentar suas taxas de conversão pode ser uma tarefa agitada. 

Você precisa de tráfego. 

E não apenas qualquer tráfego, mas tráfego valioso para seu site. 

Então, depois de obter o tráfego, você precisa criar um mapa perfeito da jornada do cliente para obter mais conversões.

Espero que este artigo, ‘5 Maneiras para Tratar o Abandono de Site’ tenha ensinado como você pode converter visitantes que deixam o seu site em assinantes de e-mail. 

Elaboramos um artigo que também irá alavancar suas vendas, aprenda como triplicar o tráfego de sua loja online em 3 meses com marketing de conteúdo.

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