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Como triplicar o tráfego de sua loja online em 3 meses com marketing de conteúdo

Tráfego é como chamamos todo o alcance, visitas e visualizações que você recebe em sua loja online, sites, redes sociais, blogs (chamados marketing de conteúdo).

Você administra uma loja online ou planeja lançar uma? 

Imagina quão importante seria triplicar as visitas em um curto período de tempo?

Neste artigo, compartilho algumas estratégias muito eficazes que utilizamos na Andare Digital, para conseguir esse resultado e apenas três meses.

O motivo pelo qual estou compartilhando essas táticas é que sei que as lojas online têm necessidades exclusivas de tráfego.

Se bem que negócio online precisa de mais tráfego, mas para uma loja online, isso é questão de sobrevivência.

Sem tráfego, você não pode vender produtos, e sem vender produtos você não pode crescer e florescer como um negócio.

Para onde vão a maioria das lojas de comércio eletrônico para obter tráfego?

Normalmente, eles vão direto para a loja de tráfego –  Google Ads.

O que a de ruim em ter uma estratégia exclusiva do Google Ads?

Pagar por tráfego no Google Ads faz muito sentido para lojas online.

É possível chamar a atenção de clientes em potencial bem no final do funil, já que estão procurando especificamente por um produto ou solução para seus problemas.

Temos também Google Shopping, onde você pode apresentar seus produtos com uma frase atraente e uma imagem visual bem na frente desses clientes em potencial.

O sistema do Google Ads também oferece um sistema de relatório de custo de entrada e saída de receita muito fácil de entender. 

Se você configurar a análise de maneira adequada e rastrear a atividade do seu site, será fácil ver um ROI direto do seu gasto.

Existem alguns problemas na estratégia de confiar apenas no Google Ads …

Primeiro, quando você para de pagar por esses anúncios, sua receita para ou diminui drasticamente. 

Segundo, uma estratégia exclusiva em Google Ads fica condicionada estratégia de comparação de preço.

O que faz alguém escolher seu anuncio?

Existem três fatores principais que influenciam esse comportamento:

  • Eles clicam com base na posição. Ficar nas primeiras posições é o melhor que pode acontecer, mas você precisa pagar por isso.
  • Eles clicam com base no preço.  Se você consegue oferecer um produto com o preço mais baixo, pode competir por esses cliques.
  • Eles clicam com base na credibilidade e confiança. Com autoridade você consegue transmitir confiança e pode conseguir os clientes.

Dessa forma, para construir credibilidade e confiança na marca ou produto certamente você precisa se dedicar ao Marketing de Conteúdo.

Contudo não estou dizendo para jogar fora sua estratégia do Google Ads, sobretudo seria melhor combiná-la com marketing de conteúdo eficaz e na construção da sua marca.

No curto prazo, essa abordagem tem o potencial de diminuir seus gastos com publicidade. 

E, a longo prazo, todo o seu negócio ficará menos dependente do de mídia paga …

Você terá uma fonte de tráfego consistente.

O grande dilema na geração de tráfego na loja online para geração de marketing de conteúdo

O que escolher ?

Venda de curto prazo ou prosperidade de longo prazo.

Talvez os gráficos abaixo possam servir como incentivo para você mergulhar de cabeça nessa empreitada.

Eles são desse ano 2021 e dão a dimensão da importância do marketing de conteúdo.

Imagem semrush.com

A mentalidade de longo prazo está focada na construção da marca, autoridade e confiança incorporada ao seu grupo de clientes. 

A mentalidade de curto prazo é obcecada pelas métricas de receita diária, semanal e mensal.

Não estou aqui para julgar…

Eu entendo completamente os dois lados dessa equação. 

Tenho certeza que as contas não vão esperar.

O marketing de conteúdo é um trabalho difícil, especialmente durante os primeiros meses. 

É muito fácil olhar para as métricas do Google Ads, compará-las com o tráfego do seu blog e tomar uma decisão de curto prazo sobre onde investir seu dinheiro.

Com toda certeza o marketing de conteúdo funciona!

Segue abaixo algumas etapas que se seguida à risca irão, em 3 meses trazer para seu negócio muitos benefícios de venda com marketing de conteúdo.

Estratégia de marketing de conteúdo de loja online para triplicar o tráfego em 3 meses

Etapa 1 – Metas e métricas – Medir é necessário

O primeiro passo para mapear uma estratégia de conteúdo eficaz é sempre definir os objetivos.

Não as ignore, elas serão sua bússola.

Se você não sabe para onde quer ir, não saberá como chegar e também não saberá medir.

Os dados que você coleta e as métricas que você acompanha vão se tornar uma forma de avançar em direção a essas metas que você definiu ao longo do tempo.

Aqui estão alguns exemplos desse objetivo principal acima:

  • Tráfego mensal duplo em 6 meses sem mais investimento no Ads (excedido em 3 meses)
  • Aumente os compartilhamentos nas redes sociais de 0 para 50+ por postagem (a média por postagem é bem mais de 100 agora )
  • Obtenha um aumento de 10% nas metas de checkout

Etapa 2 – Pesquisa – Não vale ‘Eu acho que é … ‘

A pesquisa é um componente essencial para fazer com que tudo funcione de maneira eficaz. 

Caso contrário, é apenas adivinhação.

Nesse estágio, você está procurando mais informações sobre público alvo, seus concorrentes, palavras-chave que podem ser classificadas e influenciadores em seu mercado.

Esta pesquisa orienta seu planejamento de conteúdo, programação editorial e plano de promoção no futuro.

Como fazemos isso?

Aqui está uma breve visão geral de como conseguir as principais informações para esta etapa do processo:

  • Dados primários. O cliente responde uma pesquisa de 20 perguntas, sobre proposta de valor e cenário competitivo.

As perguntas da pesquisa variam de “Onde moram seus clientes ideais” até “Se você fosse conhecido por apenas 3 a 5 tópicos, quais seriam eles?”.

  • Dados secundários. Analise das palavras chaves.

Nesta fase, procuramos “oportunidades de conteúdo” . Oportunidades de conteúdo são quando um tópico ou termo de pesquisa tem.

Etapa 3 – Planejamento de conteúdo

Essa longa lista de palavras-chave não é muito útil para ninguém neste estágio, ela precisa ser reaproveitada para algo mais significativo.

Esses são os pilares e os recursos definitivos para cada categoria principal do blog e orientam a direção do restante do conteúdo do seu blog.

As âncoras de conteúdo devem marcar todas estas caixas:

  • É um tópico pelo qual a empresa quer ser “conhecida”.
  • Eles estão intimamente relacionados a um problema central de seu cliente ideal, que seus produtos podem resolver.
  • Eles oferecem uma das melhores “oportunidades de conteúdo” em termos de volume de pesquisa, potencial de classificação e compartilhamento.

Depois de ter encontrado um conjunto de âncoras de conteúdo, você pode estruturar o restante do calendário editorial com base na atividade desejada.

Para uma loja online, sugerimos publicar uma postagem no blog por semana.

Dependerá de seus recursos, apetite por velocidade e capacidade de manter a consistência.

Etapa 4 – Planejamento para execução

Com a programação editorial planejada para mais de 3 meses, a energia muda para descobrir como fornecer recursos para a execução desse plano de conteúdo.

Os elementos importantes a considerar nesta fase são:

  • Como você criará o conteúdo do blog necessário para este plano? 
  • Será com colaboradores internos ou redatores terceirizados? Ou será uma combinação?
  • Como você irá promover? 
  • Quem será responsável por fazer isso sempre que uma postagem for publicada?

Essa será a ordem:

  • Desenvolva uma estrutura de postagem no blog
  • Crie o conteúdo com escritores especializados, incluindo uma imagem de destaque exclusiva e outros recursos visuais ao longo do artigo
  • Edite e publique o conteúdo no site
  • Otimize o conteúdo para SEO com links internos relevantes, otimização de palavras-chave e uma meta descrição atraente
  • Agende compartilhamentos nas redes sociais na semana seguinte à publicação
  • Conduza a divulgação na mídia social para um mínimo de 50 influenciadores que compartilharam conteúdo semelhante no passado
  • Elabore e agende uma transmissão por e-mail promovendo a postagem do blog em seu banco de dados de e-mail
  • Compartilhe o conteúdo do blog com comunidades online.
  • Execute uma campanha de anúncios no Facebook/Instagram otimizada para “Cliques no site” – o gasto fica entre R$ 2,00 e R$ 12,00.

É possível também trabalhar com um custo menor, na casa dos centavo. Tudo vai depender do tipo de anúncio e dos resultados que você deseja obter.

No detalhe

Para tornar essa estratégia de conteúdo eficaz, é necessário que haver uma série de coisas acontecendo “em segundo plano”, além da simples postagem regular de conteúdo no blog.

Essas atividades adicionais incluem o seguinte:

  • Criação de links proativos para SEO – usando e-mail
  • Criação de imã digital – para atrair mais opt-ins de e-mail com o aumento do tráfego do site.
  • Sequências de automação de e-mail personalizadas – com base nos ímãs de chumbo e otimizadas para eventuais compras de produtos
  • Campanhas de remarketing – para incentivar a aceitação do imã digital para aqueles que não morderam a isca na primeira visita
  • Crescimento de seguidores nas redes sociais e envolvimento – nas páginas do Instagram e do Facebook

Temos um artigo muito interessante que serve de apoio para o que estamos falando aqui.

Onde apontamos 5 maneiras para converter visitantes em clientes, isso também ira te ajudar nessa jornada de conseguir mais tráfego para sua loja online.

Conclusão

Portanto o resultados desta estratégia de marketing não são nada fáceis, mas certamente são alcançáveis.

Você só precisa da estratégia certa, orientação e alguma execução dedicada.

O mais importante é aparecer. 

Semana após semana, continuando presente e agregando valor aos seus clientes ideais.

Sempre fique de olho nas tendências!

O jogo muda tempo todo e precisamos estar atualizados, o marketing de conteúdo é dinâmico.

Elaborei uma matéria muito interessante sobre as tendências para 2021, vale a pena conferir.

Você pode compartilhar por aqui !

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